Boris Johnson: 'O Cristianismo é um sistema ético excelente ... Eu me consideraria um péssimo cristão'

 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fala com o editor de política do ITV News, Robert Peston, em uma entrevista na Cornualha, Inglaterra, em 12 de junho de 2021. | 

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que recentemente se casou na Catedral de Westminster e citou os Salmos em uma entrevista à mídia semanas depois, saudou o cristianismo como "um sistema ético excelente", mas acrescentou que se consideraria "uma espécie de muito, muito mau Cristão."

Em um extenso artigo biográfico publicado no The Times no sábado, o escritor britânico Tom McTague incitou-o ainda mais em sua fé.

Um amigo do primeiro-ministro teria dito a vários meios de comunicação que suspeitava que Johnson acreditava em um "sistema de moralidade pré-cristão com uma multidão de deuses e nenhum conjunto claro de regras".

Então, quando o The Times colocou isso para Johnson, ele respondeu: “O cristianismo é um sistema ético excelente e eu me consideraria uma espécie de cristão muito, muito mau. Sem desrespeito a nenhuma outra religião, mas o Cristianismo faz muito sentido para mim. ”

McTague também observou que a "capacidade do primeiro-ministro de" provocar a subestimação parece protegê-lo das regras usuais da política ".

“Há uma mágica em Boris que permite que ele escape de alguns dos desafios políticos que enfrenta desde que se tornou primeiro-ministro”, disse o escritor Frank Luntz, um pesquisador americano que era amigo de Johnson em Oxford. “As pessoas são mais pacientes com ele, são mais indulgentes com ele, porque ele não é um político típico.”

No mês passado, durante a cúpula do G7 na Inglaterra, quando  Robert Peston da ITV perguntou a Johnson se ele agora era um católico romano praticante, o primeiro-ministro inicialmente procurou não responder dizendo : “Não discuto essas questões profundas, certamente não com você . ”

O repórter então disse a Johnson que o líder do Partido Trabalhista, Sir Keir Starmer, disse que não acreditava em Deus. O primeiro-ministro citou rapidamente o Salmo 14: “O homem insensato disse em seu coração que Deus não existe”.

Embora o primeiro-ministro tenha sido batizado como católico, ele se casou duas vezes como anglicano antes de seu terceiro casamento com Carrie Symonds em maio.

A questão de sua fé como primeiro primeiro-ministro católico da Grã-Bretanha   (enquanto estava no cargo) tornou-se um problema sério no mês passado porque, como católico, Johnson não pode mais enviar os nomes dos bispos da Igreja da Inglaterra para a rainha Elizabeth. 

Em vez disso, o lorde chanceler Robert Buckland “enviará os nomes dos novos bispos da Igreja da Inglaterra à rainha, após uma advertência de que o primeiro-ministro pode ser banido do cargo se continuar fazendo isso sozinho”,  relatou o Telegraph .

Uma fonte não identificada no nº 10 disse à publicação que a regra é “incrivelmente anacrônica” porque um primeiro-ministro judeu ou muçulmano poderia nomear um bispo, mas não um católico.

Em resposta a perguntas sobre a fé cristã de Johnson e a conversão ao catolicismo, um conservador sênior teria dito anteriormente que o primeiro-ministro “não tem um osso religioso em seu corpo”.

O bisavô de Johnson, Ali Kemal, era um jornalista e político muçulmano turco que foi brutalmente assassinado por uma multidão que apoiava Ataturk. Ele conhecia bem a Inglaterra, e quando os britânicos ocuparam Constantinopla por quatro anos no final da Primeira Guerra Mundial, ele colaborou com eles.

Na série da BBC  “Quem pensa que você é”, Johnson falou sobre seu bisavô ter memorizado todo o Alcorão quando menino. E foi nessa entrevista que Johnson também mencionou que, como estudante, ele ganhou um prêmio de conhecimento das Escrituras. 

Como parte de um projeto de leitura da Bíblia para o King James Bible Trust, no qual uma leitura de toda a Bíblia foi postada no YouTube, Johnson leu o capítulo 11 de Isaías. Ele chamou a versão do King James de “a obra mais bela e influente do inglês literatura."

FONTE: The Cristian Post

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu